INFORMAÇÔES ÚTEIS
Informações sujeitas a alterações.
Dica de Venda de Veículos
Seguem algumas dicas importantes que devem ser observadas, antes de se efetuar a venda do veículo.
Decida pelo melhor e com sensatez.

SEGURANÇA
Para realizar uma venda tranquila e com sucesso veja nossas recomendações:
-
Jamais forneça seus dados pessoais. Faça isto apenas na presença do comprador.
-
Para os interessados em conhecer o veículo, estabeleça visitas em horário comercial. Dê preferência aos locais públicos.
-
Ao combinar o encontro, peça ao possível comprador: nome completo, telefones de contato e nome da empresa em que trabalha.
-
Acorde plenamente a forma de pagamento com o comprador e apenas passe o veículo para o nome dele depois de ter recebido o valor completo, ou na forma acordada (vale fazer um contrato se o pagamento for parcelado).
-
Ao fechar a venda, preencha o CRV (Certificado de Registro do Veículo) com os dados do comprador e assine.
-
Providencie duas cópias autenticadas e reconhecidas em firma e, só então, entregue o documento original ao novo dono. Uma das cópias deverá ser encaminhada ao DETRAN, em até 30 dias contados a partir da data da negociação, para que seja feita a comunicação de venda.
-
Atenção ao prazo! Se a comunicação de venda não for encaminhada ao DETRAN em 30 dias, o vendedor está sujeito à multa de até 50 UFIR além de ser responsabilizado com o comprador por infrações cometidas e passíveis das penalidades impostas.
-
Cabe ao novo dono do veículo realizar a transferência de propriedade, no prazo de 30 dias. Porém, se ele não o fizer a partir da comunicação de venda, o ex-proprietário do veículo estará isento de qualquer responsabilidade quanto a multas e a pontos negativos.
-
Pagamento com cheque
-
Para vender é necessário saber se o cheque tem fundos. O ideal é que o pagamento seja feito à vista ou depósito em conta corrente. Cheques administrativos diminuem o risco, que só existe se forem falsificados. É bom checar a validade do cheque administrativo, ligando para o banco com o cheque em mãos. Só entregue o veículo depois de acertada a documentação e o dinheiro já estiver na conta!
-
Guarde os documentos
-
Todos os documentos que envolvem a transação, recibos e comprovantes devem ser guardados.
Voltar ao Topo

Dica de venda
Para fazer uma venda que atenda as suas expectativas coloque-se no lugar do comprador. Procure facilitar os procedimentos em todas as etapas.
-
Avalie seu veículo e compare os preços médios, mas leve em consideração as condições reais do seu veículo: peças originais de fábrica; acessórios colocados depois; serviços que precisam ser feitos entre outros.
-
Crie um anúncio atraente e objetivo. Ressalte uma ou mais características de seu veículo.
-
Seja gentil ao atender os contatos, mesmo com as pessoas que só estão fazendo pesquisa de preço.
-
Não esconda os problemas do veículo, mesmo aqueles mais sérios. Diga o que precisa ser feito e ofereça um desconto justo, se este já não estiver embutido no preço.
-
Disponha-se a ir com o interessado até uma oficina mecânica. Para sua segurança vá com alguém de sua confiança. Encontre oficinas credenciadas e faça um check-up gratuito.
-
Certifique-se de que todos os equipamentos de segurança obrigatórios estejam em ordem em seu veículo: extintor de incêndio, macaco hidráulico, cinto de segurança, triângulo de sinalização, chave de roda e estepe.
Voltar ao Topo

Check-up inteligente
Todo veículo necessita de verificações periódicas em peças que são de grande importância para sua vida útil. E na hora da venda, a boa conservação será levada em conta. A primeira providência é fazer uma vistoria geral no seu usado.
-
Procure fazer uma primeira vistoria. Leve seu carro para fazer uma revisão e conheça o real estado do seu veículo. Amortecedores, freios, lubrificantes e alinhamento devem estar em dia!
-
Evite acumular sujeira na carroceria por muito tempo. Veículo limpo ajuda a manter a pintura em bom estado.
-
Ao lubrificar as fechaduras, utilize pó de grafite. Outros produtos podem comprometer o funcionamento do sistema. Se tiver dúvida, verifique com seu mecânico.
-
Para a limpeza dos bancos, por exemplo, use uma escova de cerdas macias, água e sabão neutro, mas não exagere na água! Em seguida, passe um pano seco. Se o dia estiver ensolarado, deixe-o secar naturalmente sob o sol.
-
Partes plásticas ou painéis deverão ser limpos com produtos a base de silicone.
-
Os pneus do seu veículo devem estar em dia. Evite subir nas guias. Não circule com calibragem incorreta. A cada 10.000km faça balanceamento das rodas.
-
Mantenha o sistema de direção alinhado. A colméia externa do radiador deve estar limpa e livre de insetos para facilitar o arrefecimento do líquido em seu interior. Quando completar o nível, utilize sempre o aditivo recomendado pelo fabricante do seu veículo.
-
A primeira impressão é a que fica. Conserve-o sempre limpo e polido e ganhe pontos na hora da venda.
Voltar ao Topo

Documentação
A documentação está em "dia" DUT, IPVA, Seguro Obrigatório? Evite dores de cabeça e tenha em mãos os documentos originais do veículo para que você e o comprador façam um bom negócio com tranqüilidade.
-
Pague as multas se houver. Se você não concorda com a multa, conteste-a legalmente. Depois de tudo resolvido, você pode vender seu veículo.
-
Assim que você receber o pagamento do veículo e o documento de transferência for preenchido solicite ao DETRAN, que o próximo licenciamento seja feito depois da transferência de propriedade.
-
Regularize a documentação após fechar negócio. Faça a transferência o mais rápido possível para evitar problemas como multas de terceiros, acidentes e roubos.
-
Prepare um recibo que conste de maneira esclarecedora que a pessoa que está comprando o veículo sabe de todos os problemas que o veículo apresenta. Este documento, de acordo com o PROCON, protege o vendedor de futuras reclamações.
-
Tire uma cópia autenticada do documento de transferência, que servirá caso precise comprovar cobranças indevidas, por exemplo.
Voltar ao Topo
|